5 de Outubro… 100 anos de República

No dia 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia para se transformar em república, uma das poucas então existentes na Europa e no resto do mundo. Foi um tempo de agitação, de esperança e de conflito, que mudou para sempre a História do nosso país.
Para obteres mais informação sobre o assunto, fica a sugestão de leitura da tua Biblioteca Escolar: A Minha Primeira República, com textos de José Jorge Letria e ilustrações de Afonso Cruz.

Esta obra relata os acontecimentos ocorridos nesse dia e nos que lhe seguiram. A personagem central desta narrativa é um rapaz de Lisboa, cujo pai esteve entre os civis e os militares que, na Rotunda, onde hoje se encontra a estátua do Marquês de Pombal, garantiram o triunfo dos revoltosos e do projecto republicano.

Porque revisitar esse tempo e essa memória é reencontrar um país que viveu um tempo único e intenso de transformação e mudança e conhecer um pouco mais perto as pessoas que tinham um sonho e um ideal para cumprir, sugerimos-te ainda a consulta do site:

www.centenariorepublica.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *