“A Tradição Secular das Festas Nicolinas”

No dia 22 de novembro, pelas 14h, irá decorrer, no Auditório da Escola Sede, uma palestra subordinada ao tema “A Tradição Secular das Festas Nicolinas”, para as turmas do 9ºano.

O que são as Nicolinas?
São as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira.A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau.
As Festas Nicolinas são organizadas pela Comissão de Festas Nicolinas, composta por estudantes do sexo masculino do Liceu de Guimarães, tendo sido recentemente aberta a possibilidade de alunos pertencentes às escolas secundárias Francisco de Holanda e Santos Simões(antiga Veiga), se fazerem representar junto da comissão. Acontecem anualmente de 29 de Novembro a 7 de Dezembro e são preenchidas por vários números, desde o Pinheiro e Ceias Nicolinas, o mais concorrido, às Maçazinhas e ao Pregão da Academia Vimaranense.

O nosso Agrupamento quer, mais uma vez, assinalar um dos números mais importantes: As Maçãzinhas, a 6 de dezembro. As “Maçãzinhas” são um número de clara inspiração romântica, de recuperação das antigas técnicas de galanteio, cuja particularidade se prende com o facto de apesar de nos dias de hoje, estarem já totalmente ultrapassadas, conseguirem ainda manter os seus efeitos de romantismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *