Semana da Leitura – 11 de março

Semana da Leitura em força…

A nossa “Brigada da Leitura” invadiu todos os espaços escolares, às 9h, com a leitura de um espetacular excerto elogiando o ato de LER!

“Que haverá nos livros?

Que haverá nos livros? – costumava perguntar, quando tinha três ou quatro anos, no meu banquinho, na livraria dos meus avós.

Em minha casa toda a gente lia. A minha mãe, o meu pai, os meus avós. Ao observar os seus rostos inclinados sobre um livro, ao ver que às vezes sorriam, que outras vezes se punham sérios, e que em certos momentos viravam a página com uma atenção tensa, interrogava-me: Por onde andarão? Se lhes falo, não me ouvem e, quando por fim me prestam atenção, parecem acabados de sair de algum lugar distante. Por que não me levam com eles? Que existe afinal nos livros? Qual é o segredo que não me querem contar?

Mais tarde aprendi a ler. E descobri, enfim, o segredo dos livros. Descobri que neles estava tudo. Não apenas fadas, gnomos, princesas e bruxas malvadas. Também lá estávamos tu e eu com todas as nossas alegrias, as nossas preocupações, os nossos desejos, as nossas tristezas; o bem e o mal, a verdade e a falsidade, a natureza, o universo. Tudo isso cabe nos livros.

Abre um livro! Ele partilhará contigo todos os seus segredos.”

                                                                                                                            Éva Janikovszky

O Escritor e Contador de Histórias Fernando Capela Miguel presenteou-nos com uma sessão para o 7º ano sobre a obra “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *