Concurso Literário “O Som das Palavras”

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura 2020, a Câmara Municipal de Guimarães, através da Biblioteca Municipal Raul Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, desafia os alunos das escolas do concelho a produzir um texto original e criativo relacionado com o tema O Som das Palavras.

São objetivos desta iniciativa:

a) fomentar e consolidar hábitos de escrita e leitura;

b) promover a escrita e valorizar a expressão literária;

c)  promover a criatividade e a imaginação.

O concurso destina-se a jovens do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário de qualquer estabelecimento de ensino do concelho de Guimarães, distribuídos por quatro escalões:

A – 3.º e 4.º anos;

B – 5.º e 6.º anos;

C –7.º ao 9.º ano;

D – Ensino Secundário.

As modalidades sâo:

Escalão A [1.º ciclo – alunos do 3.º e 4.º anos]: letra original (para uma música previamente selecionada) ou letra e música originais relacionadas com o tema O Som das Palavras [1 trabalho por turma];

Escalão B [2.º ciclo]: texto poético subordinado ao tema O Som das Palavras com o máximo de uma folha A4 datilografada (frente e verso);

Escalão C [3.º ciclo]: conto original que integre na sua estrutura elementos musicais, com o máximo de 2 folhas A4 datilografadas (frente e verso);

Escalão D [Ensino Secundário]: um comentário pessoal e livre sobre a afirmação de Bono Vox (vocalista dos U2) – “A música pode mudar o mundo, porque pode mudar as pessoas” ou texto livre em que o candidato escolha um poema ou a letra de uma música da sua preferência, justificando, convenientemente, a sua opção [máximo de 2 folhas A4 datilografadas (frente e verso)].

Condições de participação:

Cada documento, datilografado, deve ter, além do texto e título, um pseudónimo e a identificação do ciclo a que concorre.

No caso do Escalão A, também deverá ser entregue uma pen drive com a gravação áudio da música (a pen será posteriormente devolvida).

A responsabilidade pela seleção dos trabalhos é decidida internamente por cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada.

Cada agrupamento poderá concorrer com um máximo de 2 trabalhos por ciclo.

Os trabalhos a concurso deverão ser entregues em envelope fechado (um envelope por agrupamento). No seu interior deverá constar também, um outro envelope fechado com a identificação dos autores (pseudónimo, nome completo, ano, turma e escola).

Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, autorizam, sem qualquer remuneração em troca, a divulgação e publicação dos mesmos.

Prazo:

Entrega dos textos na Biblioteca Escolar – até 14 de fevereiro de 2020.

Não percas esta oportunidade! Concorre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *