Associação Unificar: Programa Dropi

Em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e em articulação com a Biblioteca Escolar, está a desenvolver-se o Programa Dropi aplicado às turmas de 3º e 4º anos da Escola Básica de Calvos.

O objectivo principal do Dropi é a prevenção de comportamentos de risco, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais e promoção de valores.Através das histórias, brincadeiras, jogos e interação com esta personagem, as crianças e adolescentes vão desenvolvendo competências tais como expressão e gestão emocional, pensamento crítico, comunicação assertiva, competências de recusa, auto-estima, mediação de conflitos, liderança, espírito de equipa, tomada de decisão, entre outras. Para além da promoção destas competências centrais, as histórias giram em torno de valores como a honestidade, partilha, amor, união, liberdade e responsabilidade.

O Dropi é uma personagem que através do seu corpo, da sua linguagem, da sua história e da sua maneira de viver pretende influenciar outras pessoas no sentido de terem vidas mais saudáveis, positivas e equilibradas. O Dropi tem um corpo de canguru e tem umas antenas compridas, que lhe permitem ouvir os sons mais longínquos. O canguru é um mamífero marsupial, que se caracteriza por ter as patas traseiras muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (nas fêmeas) na qual os filhotes completam o seu desenvolvimento. O Dropi vive em comunidade, sabe que depende dos outros para sobreviver e é um “expeditor”, ou seja, é “os olhos e os ouvidos de uma comunidade”. Ele representa a responsabilidade, amor, cuidado, liberdade, união e partilha. Esta personagem, através de diversos instrumentos e ferramentas, tem como objectivo concreto prevenir comportamentos de risco, nomeadamente na infância e adolescência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *