Dia Mundial da Criança

A Biblioteca Escolar deseja a TODAS as CRIANÇAS um dia muito FELIZ!

diamundialdacrianca03


Como sabes, hoje, dia 1 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança em Portugal. Nesse dia é comum as crianças ganharem presentes e participarem em várias atividades, mas este dia especial não é apenas isso. Vamos conhecer mais sobre as origens do Dia Mundial da Criança? Vamos lá…

O Dia Mundial das Crianças não é comemorado no mesmo dia em todos os países. A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu-o a  20 de novembro mas existem países que, como Portugal, comemoram a 1 de junho e outros, como o Brasil, a 12 de outubro.

Tudo remonta para 1945 depois da 2º Guerra Mundial. Na altura, as crianças viviam em condições horríveis: não havia comida, a maioria da Europa estava em crise, etc.

Os pais tinham  uma vontade maior de voltarem a ter uma vida normal, como a que tinham antes do que se preocupavam com a educação dos filhos.

As crianças eram exploradas: trabalhavam desde novas porque os pais não tinham dinheiro e a maioria das crianças da Europa não sabiam ler nem escrever!

diamundialdacriança01

A ONU que foi criada após o final da II Guerra Mundial para substituir a Sociedade das Nações e com o objetivo principal de manter a paz no mundo.

Esta organização foi ampliando o seu raio de alcance criando, em 1946, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O maior problema foi o facto dos governantes dos países não estarem minimamente importados com os direitos das crianças.

UNICEF-Logo

Anos mais tarde, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres sugeriu à ONU a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

Com este dia pretende-se comemorar vários aspetos relacionados com as crianças:

  • O afeto, amor e a compreensão;
  • Alimentação adequada;
  • Cuidados médicos;
  • Educação gratuita;
  • Proteção contra todas as formas de exploração;
  • Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Apesar destes direitos terem sido comemorados desde 1950, em Portugal, só em 1959, é que estes direitos foram aplicados na lei Portuguesa. Além disso, existem ainda muitos países, como os países Africanos onde as crianças vivem muito mal e com muitas necessidades por isso devemos continuar a apoiar o defendido no dia de amanhã.

Esperamos que amanhã se divirtam muito, brinquem uns com os outros e acima de tudo divirtam-se!

Deixamos aqui algumas sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *