Leitura de Todos para Todos Estrelas D´Encantar Vamos viajar!

A “Leitura de Todos para Todos!” é um projeto que se encontra no 3º ano de funcionamento e é da responsabilidade da Biblioteca Escolar em articulação com a disciplina de EMRC que visa a promoção da leitura de forma inovadora e estimula a criatividade e a inovação, envolvendo a Comunidade Escolar. Este projeto está também adaptado para os alunos do CAA e da Educação Especial, trabalhando as emoções e estimulando a Leitura como veículo para o crescimento humano e para uma melhor relação consigo, com o outro, com o mundo e com a natureza…com o TODO.
A partir do livro, estimulam-se atividades de educação artística usando a arte como meio privilegiado para a veiculação dos conteúdos. Pretende-se que este projeto desperte nos alunos a pro-atividade e participação ativa, levando os alunos para o centro da criação.

Este ano, partimos da leitura do livro “Dança quando chegares ao fim” de Richard Zimmler, onde os animais dão conselhos para uma vivência saudável. A partir destes conselhos, foi estimulada a reflexão para os melhores comportamentos a ter neste momento que vivemos.

Dança Quando Chegares ao Fim - Livro - WOOK

Os alunos do 1º ciclo, do 5º ano e do CAA realizaram um “Quantos queres?” com ilustrações e frases com mensagens positivas. Para elaboração do “Quantos queres” foi apresentado um vídeo explicativo pela assistente operacional da biblioteca Vitaliana Brandão.

A alegria dos alunos transformou estes momentos em pura magia!

Vídeo explicativo do jogo “Quantos queres?”

Paralelamente, os alunos e as famílias, deverão construir uma mochila de recursos que os ajude a gerir emoções com o mote “Na minha mochila levo…”