Todos Juntos Podemos Ler: “Leitura de TODOS para TODOS!”

No âmbito do selo “Todos Juntos Podemos Ler” a Biblioteca Escolar em colaboração com os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica e os docentes do 1º ciclo  iniciaram o projeto “Leitura de TODOS para TODOS” com os alunos do 1º ciclo.

Este projeto pretende:

– Promover o prazer de ler;

– Proporcionar o contacto com o livro para promover a inclusão e os afetos;

– Articular o projeto com os docentes do 1º ciclo, disciplinas de Português, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Moral e Religiosa Católica.

Assim, nas EB1 de Calvos, Pinheiro e Agostinho da Silva nas turmas de 1º e 2º ano foi trabalhado o livro “Perto” de Natália Colombo .

Wook.pt - Perto

Ações desenvolvidas:

• Sessão de contos interativa com os alunos,
  • Construção de um novo final da história através da criação de uma ilustração;
  • Após o término da ilustração, elaboração do reconto, pelos alunos   e apresentação  de forma oral para a turma;
  • A atividade final teve o objetivo de diferenciar gestos de afetividade e gestos de violência através da  proposta de uma dramatização de uma narrativa criada.

“A Árvore Generosa” – Shel SilverStein.

Nas Escolas EB1 de Calvos, Pinheiro e Agostinho da Silva nas turmas de 3º e 4º ano foi trabalhado o livro “A Árvore Generosa”  de Shel SilverStein .

Resultado de imagem para "A Árvore Generosa" - Shel SilverStein.

Ações desenvolvidas:

• Sessão de contos interativa com os alunos,
  • Proposta de construção de uma história inspirada na temática abordada (Generosidade).
  • Criação, pelos alunos, em pequenos grupos, de uma narrativa utilizando a mímica como forma de apresentação.
  • Apresentação à turma de forma a trabalhar não só as competências artísticas como a educação de público.
  • De seguida, escrita da história e ilustração criada pelos alunos.