Projeto de leitura “Viajante de Palavras!”

“Começar a ler um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias”, Antonio G Itube

Sendo a leitura uma porta para a aprendizagem, foram selecionados os alunos do 2º ciclo uma vez que estes já adquiram algumas competências de leitura do 1º ciclo com projetos já implementados. Grande parte dos alunos que vêm do 1º ciclo são leitores autónomos e o 2º ciclo é, ainda, um dos públicos mais permeáveis às atividades de promoção da leitura. Neste sentido, é importante reforçar os hábitos de leitura neste ciclo com o intuito de manter / promover a consistência destes hábitos para que não se percam no 3º ciclo. Pretende-se, ainda, formar alunos leitores que se tornem narradores orais / contadores de histórias.

Com este projeto pretende-se, numa primeira fase, conhecer e avaliar os hábitos de leitura dos alunos e consciencializá-los para a extrema importância da leitura e seu reflexo no processo de ensino e aprendizagem.

Pretende-se, ainda, formar verdadeiros leitores e dotá-los de competências de dinâmicas de leitura para que possam ser pró-ativos e serem dinamizadores de atividades com outros níveis de ensino. Procura-se estimular diversas formas de literacia (digital, gratuita, familiar…). As famílias são um ponto fulcral neste projeto para que haja um acompanhamento e envolvimento no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

1ª FASE: Preenchimento de um inquérito sobre os Hábitos de Leitura. (Só alunos do 2º ciclo)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2y1irVSOcH_GB9iyUl4BKv5l8sqWYKU2ENT_dVS2lZgz2cw/viewform?usp=sf_link

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *