Este é o blogue das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Abação, concelho de Guimarães. Aqui podes ter acesso às atividades desenvolvidas nas tuas bibliotecas, ver sugestões de leitura… e contribuir com a tua opinião.
Prosseguindo o objetivo de divulgar anualmente as melhores práticas das escolas aLeR+ 2027, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares selecionaram um conjunto de atividades de especial relevância e impacto no desenvolvimento de uma cultura de leitura, escrita e literacia em 10 Agrupamentos.
Orgulhosamente, o Agrupamento de Escolas de Abação foi um deles com o projeto de leitura “Comunidade de Leitores Digitais“.
Muitos parabéns a toda a Comunidade Escolar pelo excelente trabalho de articulação!
Dar feedback aos seus alunos é fundamental.Se o faz por escrito pode ser extremamente demorado e por vezes não é muito fácil fazê-lo desta forma. E se o pudesse fazer através de um áudio? Pode fazê-lo e é muito simples!Basta utilizar uma ferramenta de gravação de áudio online, como a Vocaroo: aqui pode, de modo muito rápido e intuitivo, gravar a sua própria voz e gerar um link, que depois partilhará com o respetivo aluno através de qualquer plataforma de E@D ou por e-mail. Entre no siteVocaroo, grave os seus comentários e partilhe com os seus alunos!
Sabias que Guimarães é uma “Cidade Amiga das Crianças” que se preocupa e trabalha para dar o melhor às suas crianças? E sabias que também somos Cidade Educadora e que queremos que tenhas direito a uma educação plena e de qualidade?
Temos vivido tempos diferentes desde que chegou o coronavírus, não é? Não é fácil estarmos em isolamento e não podermos abraçar e dar beijinhos a todos os que gostamos e deves estar com muitas saudades dos teus amigos, da tua escola e de tanta coisa! Mas vai ficar tudo bem e, se nos mantivermos em segurança, em breve tudo vai voltar ao normal.
Está a chegar a Dia Mundial da Criança e tu tens o “Direito de Continuar a Ser Criança”.
Estamos a pensar num conjunto de atividades para ti que vais gostar!
Uma delas é um concurso de expressão. Como mudou a tua vida com esta Pandemia? Partilha connosco o que sentes e pensas deste vírus. Aceita o nosso desafio e envia-nos desenhos, vídeos, textos, poemas, músicas, danças, ou outras ideias que tenhas. Os teus trabalhos são muito importantes para nós!
“Leituras Solidárias” é um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em articulação com o PESS e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Abação e que se destina a doentes oncológicos.
O desafio que te propomos é que graves um conto pouco extenso (se não tiveres ideias a Biblioteca fornecerá os contos) que será, depois, apresentado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro a todas as pessoas que estão a passar por fases complicadas nas suas vidas. Vamos todos ajudar a atenuar o sofrimento! Participa com a tua gravação!
Importante: a gravação deverá começar com uma frase do género: “Olá, eu sou o/a (primeiro e último nome), frequento a escola de Abação e vou ler o conto (indicar o nome do conto). Espero que goste!”
Nota: para te inscreveres basta enviar um e-mail para abacaobib@gmail.com a manifestar o teu interesse. Se não quiseres inscrever-te por e-mail, fala com as professoras Judite Adães; Isabel Monteiro ou Ana Caridade.
O Dia do Autor Português comemora-se anualmente a 22 de maio.
Neste dia todos os autores portugueses nas diferentes áreas artísticas estão de parabéns. Na sociedade atual, caracterizada pelo materialismo, o autor, um produtor de ideias, não costuma receber o crédito que merece.
Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
O Dia do Autor Português não contará, neste ano de 2020, com público, mas haverá lançamentos de livros para assinalar a data (“O Lugar dos Novos”, que inclui entrevistas com 26 novos cooperadores da SPA feitas pela realizadora radiofónica Ana Aranha; e “Um Mundo Aflito: Memória de Um Tempo de Ausência”, com texto de José Jorge Letria, fotos de Inácio Ludgero e prefácio de Pedro Abrunhosa).
Para além disso, o autor Pedro Seromenho dinamizará, nesta sexta-feira, dia 22, na sua página de Facebook, três sessões online de Hora do conto:
Às 9h00m (de Portugal Continental) – Europa, Macau e Timor-Leste
Às 11h30m – PALOP
Às19h00m – Américas (EUA, Brasil e Canadá)
O Dia do Autor Português, instituído há 38 anos, reconhece a importância do autor das mais variadas áreas artísticas. Homenageia quem ajuda a sonhar, quem transmite emoções, quem enriquece a nossa cultura e aumenta os nossos conhecimentos.
É, pois, deveras importante que a criança, desde o jardim de infância, esteja em contacto com histórias e autores portugueses, pois partilham a mesma língua, a mesma cultura. E temos excelentes autores e livros maravilhosos.
São os autores portugueses que podem interagir com eles em encontros, demonstrando-lhes que a pessoa que escreveu determinada história é alguém com quem podem falar, e até tocar, e esse é um fator crucial para a criança começar a ter uma relação especial com os livros e mais tarde vir a descobrir o prazer da leitura.
“Leituras Solidárias” é um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em articulação com o PESS e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Abação e que se destina a doentes oncológicos. O desafio que te propomos é que graves um conto pouco extenso (se não tiveres ideias a Biblioteca fornecerá os contos) que será, depois, apresentado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro a todas as pessoas que estão a passar por fases complicadas nas suas vidas. Vamos todos ajudar a atenuar o sofrimento! Participa com a tua gravação!
Importante: a gravação deverá começar com uma frase do género: “Olá, eu sou o/a (primeiro e último nome), frequento a escola de Abação e vou ler o conto (indicar o nome do conto). Espero que goste!”
Nota: para te inscreveres basta enviar um e-mail para abacaobib@gmail.com a manifestar o teu interesse. Se não quiseres inscrever-te por e-mail, fala com as professoras Judite Adães; Isabel Monteiro ou Ana Caridade.
Nas aulas de EMRC foi iniciada a Unidade Temática “Ecologia e Valores” (O mundo como a nossa casa comum, os principais erros do ser humano na destruição do Planeta). Esta Unidade Temática foi trabalhada em articulação com a Biblioteca Escolar e com o Clube Europeu.
A proposta para os alunos foi a leitura do livro “Aqui estamos nós, apontamentos para viver no Planeta Terra” de Oliver Jeffers e a visualização do vídeo baseado na mesma obra intitulado “Here We Are”. A partir da exploração desses dois recursos, pediu-se aos alunos para recontar a história do livro em vídeo de forma partilhada e continuada por cada elemento da turma e por fim a criação de uma campanha para promoção de hábitos mais ecológicos e amigos do ambiente com o intuito de preservação do Planeta.
“Os animais estavam zangados” de William Wondriska
A Biblioteca Escolar em parceria com a disciplina de EMRC, no âmbito do projeto Leitura de Todos para Todos, criam o projeto “Os animais estavam zangados” para os alunos do 5º ano. Tendo como ponto de partida o livro “animais estavam zangados” de William Wondriska, os alunos foram convidados a trabalhar os defeitos e as virtudes como forma de melhorar a relação humana e estimular a gestão de conflitos e gestão emocional.
Da disciplina de EMRC, no projeto Leitura de Todos para Todos, em parceria com a Biblioteca Escolar, chega-nos o reconto de “As janelas Douradas” de William J. Bennett. Os alunos aprendem a ser mais autónomos e a criatividade e imaginação são constantemente estimuladas.
Os alunos são convidados a explorarem as diversas expressões artísticas para criarem um objeto artístico inspirado na história.
As propostas de tarefas são feitas e surgem os resultados.
Como podemos prevenir a transmissão da Covid-19? Porque é que a pimenta arde na boca? Porque é que as vacinas nos protegem? Descobre as respostas a estas e a outras questões no link abaixo. «Um minuto de ciência por dia, não sabes o bem que te fazia!»