Vencedores do concurso “Uma imagem…uma história!

De 1 de maio a 12 de junho, decorreu o concurso “Uma imagen…uma história!” para celebrar o Dia das Mães e de todas as mulheres. Esta  atividade de Escrita criativa resultante da articulação da Biblioteca Escolar com as disciplinas de EV e ET , tinha um carácter educativo, divertido e lúdico. Neste trabalho os alunos  aprofundaram diferentes conceitos, como noção de família, de identidade, de cultura, origem e perpetuação, além de despertar amor, gratidão e respeito para com a mãe ou figura materna.

Muitos foram os trabalhos enviados e de grande qualidade! Estão TODOS de parabéns!

Dado o elevado número de participantes do 1º ciclo, o júri decidiu  atribuir um prémio a cada escola.

Divulgamos a lista de vencedores:

1º CICLO

 Alice Machado Cunha – Escola básica de Tabuadelo

Sara Azevedo Neves –  Escola básica  Agostinho da Silva

Maria Salgado Silva –  Escola básica de Pinheiro

Francisco Mendes Machado – Escola básica de S. Faustino

Leonor Costa Lopes – Escola básica de Calvos

2ºCICLO

Mafalda Barroso 5ºC

3ºCICLO

Filipe Silva 8ºA

Estejam atentos ao correio, em breve receberão o prémio!

Todos os participantes irão receber, em setembro, um certificado de participação!

Ficam aqui os trabalhos vencedores! Parabéns!

1º Ciclo Tabuadelo
1º Ciclo Agostinho da Silva
1º Ciclo Pinheiro
1º Ciclo S. Faustino
1º Ciclo Calvos
2º Ciclo
3º Ciclo

PNL “10 MINUTOS A LER”

O nosso Agrupamento faz parte e estão TODOS de parabéns!

Neste ano de 2020, a acrescer às 20 escolas apoiadas em janeiro pelo PNL2027 para que possam desenvolver o projeto 10 Minutos a Ler, divulgamos outras 50 escolas que recebem apoio financeiro no mês de junho.

10 Minutos a Ler

A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.

É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não-formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.

O apoio do PNL2027 a esta iniciativa traduz-se na atribuição aos agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas de uma verba de 1.000€ para atualizar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras.

O 10 Minutos a Ler tem, também, um Concurso no Instagram do PNL2027.

Consultem o Regulamento e participem!

Encontro @ Distância da Comunidade de Leitores

Apesar deste E@D, a Comunidade de Leitores continua ON, os nossos leitores estão ativos e querem partilhar as suas leituras .

Por isso, no dia 12 de junho, teremos um encontro à distância da Comunidade de Leitores do 2º ciclo.

“Não há impossíveis…há, apenas, vontades mais ou menos enérgicas!”

Dia Mundial da Criança

A Biblioteca Escolar deseja a TODAS as CRIANÇAS um dia muito FELIZ!

diamundialdacrianca03


Como sabes, hoje, dia 1 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança em Portugal. Nesse dia é comum as crianças ganharem presentes e participarem em várias atividades, mas este dia especial não é apenas isso. Vamos conhecer mais sobre as origens do Dia Mundial da Criança? Vamos lá…

O Dia Mundial das Crianças não é comemorado no mesmo dia em todos os países. A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu-o a  20 de novembro mas existem países que, como Portugal, comemoram a 1 de junho e outros, como o Brasil, a 12 de outubro.

Tudo remonta para 1945 depois da 2º Guerra Mundial. Na altura, as crianças viviam em condições horríveis: não havia comida, a maioria da Europa estava em crise, etc.

Os pais tinham  uma vontade maior de voltarem a ter uma vida normal, como a que tinham antes do que se preocupavam com a educação dos filhos.

As crianças eram exploradas: trabalhavam desde novas porque os pais não tinham dinheiro e a maioria das crianças da Europa não sabiam ler nem escrever!

diamundialdacriança01

A ONU que foi criada após o final da II Guerra Mundial para substituir a Sociedade das Nações e com o objetivo principal de manter a paz no mundo.

Esta organização foi ampliando o seu raio de alcance criando, em 1946, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O maior problema foi o facto dos governantes dos países não estarem minimamente importados com os direitos das crianças.

UNICEF-Logo

Anos mais tarde, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres sugeriu à ONU a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

Com este dia pretende-se comemorar vários aspetos relacionados com as crianças:

  • O afeto, amor e a compreensão;
  • Alimentação adequada;
  • Cuidados médicos;
  • Educação gratuita;
  • Proteção contra todas as formas de exploração;
  • Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Apesar destes direitos terem sido comemorados desde 1950, em Portugal, só em 1959, é que estes direitos foram aplicados na lei Portuguesa. Além disso, existem ainda muitos países, como os países Africanos onde as crianças vivem muito mal e com muitas necessidades por isso devemos continuar a apoiar o defendido no dia de amanhã.

Esperamos que amanhã se divirtam muito, brinquem uns com os outros e acima de tudo divirtam-se!

Deixamos aqui algumas sugestões!