A Biblioteca bateu mais uma vez à porta. Desta vez, foram os Jardins de Infância de Calvos e S. Faustino que ouviram e exploraram a história “O Pássaro da Alma”.
MIBE: Formação de utilizadores – 5ºAno
Estrelas d´Encantar
O projeto “Estrelas d´Encantar”, que resulta da articulação entre a Biblioteca Escolar, Educação Inclusiva e SPO voltou para mais uma aventura neste novo ano letivo.
No âmbito do tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar “Ler para a Paz e harmonia globais”, pretendemos desenvolver nos alunos competências sensório motoras; incentivar a criação artística como meio de partilha de vivências, emoções e sensações e estimular competências sociais e pessoais através do livro “O Pássaro da alma” de Michal Snunit.
Na primeira sessão, com o mote “Para mim a Paz é…”, cada aluno terminou a frase associando uma palavra e/ou expressão, tendo sido a mesma colocada no Mural da Biblioteca Escolar. Posteriormente, os alunos elaboraram materiais relativos ao tema para decoração do portão central da Escola e sensibilização da Comunidade Educativa.
“A Paz é uma necessidade vital”. Cabe a cada um de nós contribuir!
Ficam os melhores momentos da sessão…
A Biblioteca bate à porta!
No Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Escolar de Abação bate à porta do Pré-Escolar.
De 10 a 12 de outubro, a equipa da BE leva a todos os Jardins de Infância a história “O Pássaro da Alma” de Michal Snunit inserido no tema “Ler para a Paz e harmonia globais”. Para além da história, as crianças terão a oportunidade de experienciar atividades variadas.
Sem dúvida, momentos inesquecíveis e enriquecedores!
Publicidade à Leitura!
MIBE – Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.
O mote para este ano já está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.
A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Abação tem várias atividades preparadas e conta com TODA a Comunidade Educativa!
A Biblioteca Escolar deseja a todos um excelente ano letivo!

Mais um ano letivo começa e todos sabemos que não existem impossíveis para quem se dedica a uma causa com esforço e dedicação.
O talento e a inteligência são uma grande ajuda, mas de nada servem se não forem acompanhados de uma enorme vontade de atingir as metas propostas.
Que este seja um ano onde nunca falte a motivação, e que no final a felicidade esteja estampada nos rostos daqueles que fizeram por merecer a vitória.
Bom ano letivo!
O Escritor Pedro Seromenho visita o Agrupamento de Escolas de Abação
No dia 7de junho, as EB1 de Pinheiro e a EB1 de Tabuadelo receberam o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, para nos falar um pouco sobre as suas obras e sobre o imaginário que envolve as suas personagens. Estiveram presentes todos os alunos do 1º ciclo das EB1 Agostinho da Silva, EB1 de Calvos, EB1 de Pinheiro, EB1 de S. Faustino e EB1 de Tabuadelo.
Pedro Seromenho Rocha, nasceu em 1975 na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué, mas com apenas dois anos de idade veio para Portugal, vivendo atualmente em Braga. Embora se tenha formado em Economia, desde muito cedo sentiu o “apelo” do universo da escrita e da pintura, colaborando em inúmeras publicações e exposições como escritor e ilustrador. Como referiu o autor “no dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar.”
O escritor foi recebido com muita alegria pelos nossos alunos.
Pedro Seromenho, de trato amistoso, meigo e divertido, fez com que as sessões fossem muito interativas e cativou os alunos e professores até ao último traço das suas ilustrações.
Aqui ficam os filmes das sessões!
3º Encontro da Comunidade de Leitores
O Centro Histórico de Guimarães em miniatura
No âmbito da disciplina de História Local, os professores Mariana Freitas e Élio Geadas, desafiaram os alunos dos 5º e 7º anos a recriarem o Centro Histórico de Guimarães em miniatura. Daí resultaram trabalhos fantásticos que se traduziram numa magnífica exposição patente na Biblioteca Escolar.
Muitos parabéns aos docentes e aos alunos envolvidos!
Visitem a exposição! Vão adorar!

