A Biblioteca Escolar chama a atenção para o alargamento dos prazos do CNL. Os alunos que vão à fase Municipal serão avisados das próximas datas.
Concurso Nacional de Leitura 14.ª ed. 2020-21 Esclarecimento
As medidas de contenção da pandemia de Covid-19 têm tido consequências na vida das escolas, das bibliotecas escolares e municipais, dos professores, dos bibliotecários, alunos e famílias, com efeitos na organização de diferentes iniciativas, designadamente, do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Assim, face às regras do atual confinamento, é necessário reafirmar alguns procedimentos e proceder a alguns reajustes, a saber:
1. A realização da 14.ª ed. (2020-21) do CNL mantém-se e continuará a ser assegurada por todos os parceiros e intervenientes.
2. A calendarização das provas da Fase Escolar/Municipal e da Fase Intermunicipal é reajustada, de acordo com as seguintes datas:
29/10 – 8/03: Fase escolar/municipal
9/03 – 10/03: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte, no SIPNL
12/03 – Divulgação lista de alunos apurados – Portal PNL2027 e sites dos parceiros
13/03 – 26/04: Fase intermunicipal
27/04 – 30/04: Registo das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte
Até 07/05 – Publicação das obras lidas e alunos apurados para a fase seguinte
19/05 – Prova escrita de pré-seleção online
05/06 – Final nacional.
3. No 2.º momento, tanto na fase Escolar/Municipal como na Fase Intermunicipal, as provas dirigidas aos alunos em concurso poderão decorrer online, em sessões síncronas ou assíncronas. Cada biblioteca deverá assegurar que todos os alunos realizam a prova síncrona ou assíncrona. No entanto, a modalidade selecionada terá, em cada biblioteca escolar / municipal, de ser igual para todos os alunos.
O Plano Nacional de Leitura e os parceiros do CNL agradecem o trabalho, empenho e dedicação que os diversos intervenientes têm colocado nas diferentes fases do CNL, desejando que este continue a constituir-se como uma grande festa de celebração do livro e da leitura, tanto mais essencial nos difíceis tempos que todos estamos a viver.