Revitalização do recinto escolar: cocriação de espaços aprazíveis e ecológicos no contexto de um Projeto de Aprendizagem Integradora


Realizou-se na Biblioteca da Escola, no passado dia 22 de abril, uma reunião no âmbito do
Projeto de Aprendizagem Integradora, da turma B, do sétimo ano. O Projeto, alicerçado nos princípios angulares da cocriação, tem como etapas estruturantes: a codefinição (identificação das necessidades, formulação colaborativa do problema; identificação de recursos e gestão de conflitos); o coplaneamento (resolução colaborativa do problema, coplanificação de ações para a implementação das soluções) e a correfinação (avaliação das ações planeadas, desenvolvimento interativo e disseminação e impacto).

Assim, e uma vez concluída a codefinição, encetou-se o coplaneamento com a presente reunião, onde marcaram presença os três professores coordenadores, dois representantes da empresa Vitrus, o Subdiretor do Agrupamento, e todos/as os/as alunos/as da
turma. Estes/as últimos/as apresentaram a fase preludiar do projeto, sob o olhar atento e interessado dos restantes elementos cocriadores.

Finda a apresentação, os representantes da Vitrus teceram elogiosas observações ao trabalho principiado e dilucidaram sugestões de aprimoramento ao nível da implementação e monitorização do processo.

O Subdiretor do Agrupamento aditou, também, proveitosas propostas, que foram bem acolhidas pelos/as alunos/as, e que conduzirão certamente à melhoria da eficácia do empreendimento em causa. Os resultados preambulares deste projeto põem em evidência as virtualidades do desenvolvimento de dinâmicas de cocriação em contexto escolar, na medida em que sugerem a potenciação da criatividade e motivação dos/as alunos/as, o desenvolvimento de competências de participação ativa e democrática, bem como de proficiências de comunicação e de aptidões relacionais em contexto grupal.

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