A Semana da Leitura está a chegar e as nossas Estrelas d´Encantar estão em AÇÃO com o objetivo de embelezar o espaço educativo.
Semana Concelhia da Leitura 2022
Na semana de 7 a 12 de março terá lugar a Semana Concelhia da Leitura com o tema Ler+”O Património da Água.
Esta semana, que irá decorrer em todas as escolas do concelho de Guimarães pretende promover a Leitura e todo o trabalho que se faz com os alunos.
Muitas são as atividades que o nosso Agrupamento tem para vocês!
Ficam, desde já, todos convidados a participar!

Publicidade à Leitura
Concurso Nacional de Leitura – Fase Municipal

Decorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro a Prova Escrita da Fase Municipal tendo os nossos alunos Tânia Cunha do 6ºA; João Andrade do 7ºB e Alexandre Frade do 8ºC sido apurados para a Prova Oral que se realizou no dia 14 de fevereiro. Todos tiveram uma excelente participação e estão de parabéns.
Muitos PARABÉNS ao João Andrade que se apurou para a Fase Intermunicipal!

Publicidade à Leitura
Estrelas D´Encantar
As nossas Estrelas d´Encantar têm trabalhado o livro “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago. Começaram por assistir a um pequeno vídeo sobre o conto e, depois, foi trabalhada a história. Estas sessões têm como objetivo comemorar o centenário do nascimento do grande escritor José Saramago e, ao mesmo tempo, promover a Semana da Leitura que decorrerá de 7 a 12 de março e cujo tema é “O Património da Água”.
Fiquem atentos às surpresas que as “Estrelas d´Encantar” têm para vocês!


Vamos falar sobre sexualidade
Encontra-se na Biblioteca Escolar uma caixa para colocar questões sobre a Comunidade LGBTQIA+, que nasceu através do trabalho de um grupo de alunos dos 7º e 8º anos. Todas as quartas-feiras o grupo reúne-se com a orientação da Mentora Teach For Portugal Francisca Cardeira, para debater temas relacionados sobre Identidade de Género e Orientação Sexual.
O grupo, “Vamos falar sobre sexualidade”, surgiu a pedido dos mesmos alunos e é um espaço seguro, não letivo, promovido pelo PESS, com o objetivo de esclarecer e informar sobre os demais temas de interesse no âmbito da educação sexual.
Convidamos todos os interessados a colocar as suas questões, que serão posteriormente respondidas de forma consciente e informada.


Publicidade à Leitura
Vencedores do Concurso Nacional de Leitura – Fase de Escola
Decorreu nos dias 13 e 16 de dezembro a fase escolar da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, iniciativa integrada no Plano Nacional da Leitura e promovida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), e contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE).
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
Esta fase escolar contou com a participação de 60 alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento, tendo sido apurados 6 alunos (2 por ciclo) para a Fase Municipal.

